Buscar
  • INOVI Contabilidade

Como Fazer um Relatório de Fluxo de Caixa Correto


​Se você possui uma empresa ou quer abrir um novo negócio, sabe que a parte financeira é uma das mais importantes para um bom funcionamento.


Planejar, organizar e fazer a gestão são atividades que precisam de atenção e comprometimento.


A análise do fluxo de caixa (entradas e saídas) é um dos pontos mais importantes disso tudo, e você sabe como fazer um relatório de forma correta?


Primeiramente você tem que saber qual o seu saldo inicial do período a ser analisado. Se você estipulou que realizará um relatório mensal, qual o saldo no dia 01 do mês, antes mesmo de realizar qualquer transação. Se preferir, faça essa análise do último dia do mês anterior, juntamente com o fechamento dele.


Você também precisar realizar a separação das categorias do seu fluxo de caixa. Faça quantas quiser, desde que seja coerente e funcional para sua empresa. Separe em categorias como aluguel, fornecedores, luz, funcionários, entre outros.


Registre todas as entradas e saídas do período analisado, nesse exemplo, todas do mês. Aproveite para registrar também, todas as saídas a curto, médio e longo prazo, para um melhor planejamento e organização. Faça isso também para as entradas.


Atualize e se for preciso, modifique os dados.


Utilize uma planilha ou algum programa para te auxiliar nessa função.


Feitos todos os lançamentos, é a hora do relatório do seu fluxo de caixa. Ele é o compilado de todas as informações necessárias para o seu controle e decisões seja a curto, médio ou longo prazo.


Você verá no seu relatório o seu saldo disponível, os seus gastos, recebimentos, as despesas a serem pagas, investimentos, recebimentos a serem feitos, seu saldo inicial, saldo final, e todas as outras informações que você considerar necessário!


Faça com calma e detalhadamente. Isso auxiliará e te poupará esforços. Uma dica é que faça um relatório anual e o divida em todos os meses, trará uma visão maior e mais assertiva.


Pesquise qual a melhor planilha para seu empreendimento, ou até mesmo qual o melhor programa. Só não deixe de executar.


Se precisar de ajuda, conte conosco!

43 visualizações0 comentário